Clínica Liberty

Telefone e WhatsApp+351 964 171 728
Av.ª Liberdade, 129, 4.º D1250-140 Lisboa

Bromidrose

Transpiração com mau odor

A Bromidrose é um tipo de suor com odor, causado pela produção excessiva das glândulas apócrinas situadas nas axilas ou zonas genitais.

Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: écrinas e apócrinas. Estas últimas produzem um tipo de transpiração com características gordurosas, que dão origem à produção do odor característico do suor.

As axilas e zona genital são as áreas do corpo em que se localizam estas glândulas. A bactérias alimentam-se dos resíduos produzidos e produzem odor corporal.

O incómodo com o cheiro da transpiração interfere com o desempenho pessoal e profissional, assim como a autoestima, das pessoas
O odor interfere com a qualidade de vida das pessoas e condiciona a sua actividade ao nível pessoal e profissional.

Quando transpiramos, o corpo usa as glândulas sudoríparas para se termo-regular, ou seja arrefecer a temperatura do corpo. No entanto, uma parte da população tem glândulas sudoríparas que produzem mais suor do que o necessário e considerado normal. Uma parte dessas pessoas têm problemas de Bromidrose: cheiro desagradável na zona das axilas.

Quando sofremos de Bromidrose, a qualidade de vida e o nosso conforto ficam comprometidos, uma vez que temos o receio constante que as outras pessoas se apercebam do nosso cheiro.

Factores que podem contribuir

Há alguns factores que podem contribuir para o aumento do cheiro a suor. Sabemos que há situações em que temos uma maior perceção do odor corporal:

  • Algumas situações de stress;
  • Alterações hormonais:
    • puberdade
    • menopausa e andropausa.

Os hábitos alimentares também podem influenciar o cheiro das nossas excreções, incluindo o suor que produzimos.

Bromidrose e Hiperidrose

A bromidrose caracteriza-se pela elevada produção deste tipo de suor e respetivas bactérias, podendo ou não estar associada à produção e uma mancha molhada nessa zona.

Quais os tratamentos

Para além dos tratamentos tópicos disponíveis para ajudar a controlar esta patologia, hoje em dia encontram-se disponíveis dois tipos de tratamento:

  • Aplicação de infiltrações regulares, com o objetivo de controlar a produção da transpiração (molhada):
    • Naqueles casos em que o problema em zonas como virilhas, os pacientes que realizam o tratamento têm relatado uma melhoria substancial e costumam submeter-se a 1 ou 2 tratamentos por ano. Este é bastante simples, realizado em poucos minutos pelo médico especialista. Os resultados costumam obter-se a partir das 2 semanas.
As infiltrações de toxina purificada têm um efeito reconhecido na redução da hiperidrose e, como consequência, aliviam a bromidrose da zona das virilhas quando esta está associada a hiperidrose.
  • Realização do tratamento MiraDry nas axilas:
    • Tem características permanentes e é o único registado nas autoridades competentes (FDA e CE) especificamente para o tratamento da patologia do odor axilar: Bromidrose. A maior parte dos pacientes que se tratam deste problema obtêm os resultados pretendidos em apenas uma sessão de 1 hora. Os resultados demoram até 3 semanas e são permanentes.

×