Diagnóstico Gratuita Avaliação Gratuita

Voltar

“Com perseverança (e uma toalha) tudo é possível”

   31/01/2018    

5.00

Neste artigo trazemos o caso da Caryn, uma flautista que sofre de Hiperidrose primária e combate diariamente todos os constrangimentos desta doença, que quase a impede de seguir o seu sonho.

A Hiperidrose primária é uma patologia com origem na alteração do sistema nervoso autónomo que causa um aumento da atividade das glândulas sudoríparas, provocando uma transpiração excessiva sem razão aparente. A causa desta doença é desconhecida, no entanto são frequentes os casos de Hiperidrose primária na infância que se mantém e agravam com o chegar da idade adulta.

A Caryn apercebeu-se de que tinha um problema quando, num episódio passado na sua escola de ensino básico, nenhum dos seus colegas aceitou dançar com ela. Apesar da Hiperidrose poder afetar diversas áreas corporais, a Caryn sofria de transpiração excessiva nas mãos e sentia que os seus colegas tinham um certo constrangimento e evitavam tocar-lhe, devido à sua patologia.

Atualmente a Caryn, apesar de ser mais confiante e estar mais à vontade com a sua patologia, ainda se sente constrangida em situações sociais quando é necessário trocar um simples aperto de mão ou qualquer outro tipo de toque – «Tenho a certeza de que as outras pessoas acham que apertar a minha mão é nojento, mas elas nem imaginam o quão desconfortável eu me sinto». Tarefas simples como escrever num papel, falar ao telemóvel ou desbloquear o ecrã com a impressão digital são quase impossíveis para a Caryn, devido ao suor excessivo de que sofre nas mãos.

Mas as dificuldades não ficam por aqui. Caryn toca flauta desde pequena e o seu sonho sempre foi seguir a área da música e fazer carreira como flautista profissional. Com o seu problema, o seu sonho é posto à prova diariamente e representa um desafio constante. 

– «Enquanto toco, estou mais concentrada em não deixar escorregar a flauta do que na peça musical.»

Apesar da Hiperidrose da Caryn ser um grande entrave para a sua performance enquanto flautista, esta manteve-se fiel à sua paixão pela música e investiu em formação na área. Aprendeu a respirar corretamente, concentrar-se e a sentir-se confiante, mesmo com a sua patologia.

A Caryn é um exemplo de força e perseverança. Apesar de sofrer desta doença, que quase a impossibilita de continuar a seguir o seu sonho, a flautista não desiste e põe as suas capacidades e motivação à prova diariamente. Ao ser capaz de continuar a tocar flauta, mesmo sofrendo de Hiperidrose nas mãos, a Caryn tornou-se uma pessoa mais confiante e motivada a ultrapassar diversas adversidades.

Atualmente, para além de manter a sua carreira de flautista profissional, a Caryn é professora de música numa escola para crianças cegas – «Estou inspirada por estes alunos e pela forma como lutam pelos seus objetivos». Desta forma, a Caryn apoia diariamente um conjunto de crianças apaixonadas pela música, que enfrentam um conjunto de dificuldades diferentes da dela, mas que põe igualmente à prova o seu sonho.

Para além do ensino, a Caryn dedicou-se à criação de um blog – www.justalittlesweat.com – onde aborda as suas dificuldades e conquistas e apoia outros pacientes que sofrem de Hiperidrose. O seu principal objetivo é ajudar as pessoas que sofrem desta patologia a ultrapassar todas as dificuldades do dia a dia.

A Hiperidrose não é uma doença sem solução. Se sofre de transpiração excessiva, saiba que pode contar com uma diversidade de tratamentos que, gradualmente, podem ajudar a resolver o seu problema.

Acabe com os constrangimentos da Hiperidrose. Informe-se acerca dos nossos tratamentos e aconselhe-se com os especialistas sobre qual a melhor solução para o seu caso.

MARQUE O SEU DIAGNÓSTICO GRATUITO NA CLÍNICA LIBERTY! »

Voltar

Clínicas Liberty © 2018 | Política de Privacidade |Política de Cookies | Gestão de Dados Pessoais |Mapa do blog | Contactos