Mastopexia - Especialistas de Referência internacional
Cirurgias especialmente planeadas para pacientes que desejam resultados naturais, tempos operatórios curtos e os tempos de recuperação mais reduzidos.
Lifting da Mama - Intervenções planeadas, com tempos operatórios curtos e o mais rápido tempo de recuperação
Diagnóstico Profissional. Plano de Tratamento 100% personalizado.
A mastopexia ou lifting da mama eleva e molda os seios, corrigindo a sua forma e removendo a flacidez.
As cirurgias de levantamento da mama pode ser de dois tipos:
Mastopexia: moldagem e levantamento da mama (usando apenas os tecidos da própria pessoa).
Mastopexia com implantes: levanta a mama e corrige o excesso de pele, combinada com a colocação de próteses para aumentar o volume e diminuir o excesso de pele a remover.
A evolução das técnicas cirúrgicas tornou-as mais curtas, mais simples e até menos invasivas. Assim,boa parte destes procedimentos passou a ser realizada sob anestesia local ou sedação, permitindo que os pacientes consigam regressar a casa no dia da intervenção.
No caso das correções da zona do peito, como mastopexia, ainda não existem alternativas consideradas relevantes sem recurso à cirurgia.
Muitos pacientes recorrem também ao departamento de Cirurgia Plástica da Clínica Liberty para cirurgias reconstrutivas, correções de cicatrizes e intervenções associadas a patologias detectadas por outras especialidades. A mastopexia corrige a forma da mama, permitindo dissimular alterações causadas por pequenas intervenções de excisão de quistos ou nódulos.
Como são as consultas e as intervenções?
As consultas desta especialidade são realizadas semanalmente e as cirurgias são sempre realizadas em ambiente hospitalar externo, para asseguramos as melhores condições e segurança para os nossos pacientes. O serviço da Clínica Liberty, inclui todo o procedimento, internamento e consultas posteriores necessárias ao acompanhamento de pós-operatório de cada quadro clínico.
MASTOPEXIA
A mastopexia é a cirurgia de levantamento do tecido mamário e/ou remoção da pele, usando a técnica de lifting para reduzir o excesso da mesma. Poderá envolver o reposicionamento do mamilo.
A cirurgia demora cerca de 1:30 a 2:00 e é realizada sob anestesia geral, ou sedação profunda, em bloco operatório. A paciente tem alta algumas horas após a intervenção, habitualmente no próprio dia. Deve usar um soutien de pós-operatório durante 1 mês para assegurar o apoio adequado ao peito.
O pós-operatório não costuma ter dor associada. Os pontos são retirados ao fim de 15 dias e a prática de exercício físico é autorizada, na maior parte dos casos, ao fim de um mês. Pacientes com actividade profissional sedentária, podem regressar à rotina laboral ao fim de poucos dias.
A intervençao de lifting da mama é levada a cabo pelo cirurgião plástico em bloco operatório, substituindo o excesso de pele ou formato inadequado da mama por uma cicatriz de cirurgia plástica, no contorno do mamilo, do mamilo à base e, em alguns casos, na base da mama.
Os resultados, em termos de forma, são imediatos. O aspecto de mama mais natural pode demorar alguns meses, mas a forma vê-se de imediato.
As cicatrizes de cirurgia plástica são as cicatrizes mais cuidadas das intervenções cirúrgicas. No entanto, e para nos assegurarmos que ficam o mais imperceptíveis possível ao fim de um ano, a paciente deve protegê-las do sol durante um ano, inclusivé colocando proteor solar por baixo do biquini, quando for à praia.
FAQS:
Quanto tempo demora a operação? Que anestesia é utilizada?
Em média, a mastopexia demora 2 horas. é habitualmente feita sob anestesia geral ou sedação. Em seguida, a paciente é transferida do bloco operatório para uma sala de recuperação, onde permanece mais algumas horas, até pode ter alta e ir para casa.
É necessário ficar internada?
Habitualmente, não. A maior parte das pacientes tem alta algumas horas após a intervenção.
Que cuidados é preciso ter depois da operação?
Quanto tempo tenho que parar de praticar desporto?
Cerca de 1 mês. As pacientes que pratiquem desportos de contacto ou considerados violentos, como artes marciais, podem ser aconselhadas a prolongar este período por mais um mês.
Posso colocar implantes e levantar a mama, na mesma operação?
Sim. Nesse caso, combinam-se as duas operações: mastopexia com implantes.
MASTOPEXIA COM AUMENTO
A cirurgia de Mastopexia com aumento, também chamada de mastopexia com próteses, consiste em fazer um lifting (levantamento) da mama da mulher, utilizando, em simultâneo implantes para aumentar o volume.
É frequente recorrer-se a esta cirurgia após uma perda de peso considerável e/ou após uma gravidez. O denominador comum é a perda ou falta de volume da mama, associada a um excesso de pele considerável.
Esta cirurgia é, habitualmente, realizada sob anestesia geral ou sedação e preconiza um internamento de algumas horas. As pacientes, em regra, regressam a casa no próprio dia.
Os implantes colocados são escolhidos pela paciente e pelo cirurgião em função da vontade da primeira e do tipo de peito que a mulher pretende obter. A Clínica Liberty disponibiliza uma ampla gama de implantes, das melhores marcas e estes são escolhidos após uma detalhada medição e estudo do caso a levar a cabo pelo médico-cirurgião.
As incisões variam de acordo com o nível de flacidez, formato do peito e tamanho do implante que venha a ser escolhido. Podem ser:
- periareolar (à volta da aréola mamária),
- periareolar e vertical (um risquinho vertical, entre o sulco e a aréola)
- T invertido (a incisão clássica utilizada na cirurgia de redução da mama e redução de pele, que passa por fazer uma costura o sulco da mama, entre o sulco e a aréola, na vertical, e à volta da aréola mamária).
Os resultados desta cirurgia são imediatos, sendo expectável que o peito adquira um aspecto mais natural ao fim de algumas semanas. Os pontos são habitualmente retirados ao fim de 7 a 15 dias. As cicatrizes não devem ser expostas ao sol durante o primeiro ano após a cirurgia, com o objetivo de que se tornem o mais imperceptíveis possível.
Antes da cirurgia são realizados exames médicos prévios, prescritos pelo cirurgião plástico. Todas as cirurgias plásticas são realizadas num hospital privado externo, onde internamos os nossos pacientes com todas as comodidades e medidas de segurança, adequadas ao procedimento escolhido.
Após a alta do hospital, a paciente deverá ter alguns cuidados adicionais nos dias seguintes, que lhe serão indicados. O uso de um soutien de contenção especial e a redução da atividade física estão particularmente indicados neste tipo de operação.
Doutor Rodrigo Brigato, PhD, Cirurgião Plástico
O Doutor Rodrigo Brigato é Médico-Cirurgião Plástico, OM 63174 - Portugal, Secção Regional Sul.
Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil, em 1997. Concluiu o Internato de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela mesma Universidade em 2003.
Médico-especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica N° 90869 - Brasil - AMB e MEC, desde 2003.
Fellowship em Cirurgia Plástica na Università degli Studi di Milano, Itália, em 2008 e na Université de Montréal, Canadá, em 2010.
Concluiu o Doutoramento pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil, em 2006. Pós-Doutorado pela mesma Universidade em 2010.
MBA Executivo em Saúde na Fundação Getúlio Vargas, Brasil, concluído em 2013.
Foi Professor na Faculdade de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto, Brasil , de 2010 a 2020.
Médico-especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética - Colégio da Especialidade, Ordem dos Médicos - Portugal, desde 2017.
Pós-Graduação pela Escola de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, concluída em 2022.
Áreas de Diferenciação do Prof. Dr. Brigato:
Mama: correção de volume, posição e assimetria
Contorno corporal: abdómen e lipoaspiração
Face: pálpebras, lifting, nariz e orelhas
Outras áreas: tumores cutâneos, procedimentos minimamente invasivos.
Consultas realizadas em: português, inglês e francês.