Av. Liberdade 129 4DLisboa

Sudorese – Transpiração Excessiva

O nosso corpo transpira para arrefecer. Esta é a função da transpiração. A ideia de que a transpiração serve para eliminar toxinas ou ajuda a emagrecer não passa de um mito.

A transpiração, sudorese ou suor servem para ajudar a regular a temperatura corporal. Temos glândulas sudoríparas de 2 tipos:

  1. Glândulas sudoríparas Écrinas: distribuídas por todo o corpo (dão origem ao efeito molhado da pele);
  2. Glândulas Sudoríparas Apócrinas (responsáveis pelo cheiro de suor), localizadas na zona axilar e genital.

Cerca de 3 a 5 % da população mundial sofre de Hiperidrose. No entanto, sabe-se que, durante toda a sua vida, ou em determinada fase dela, há uma percentagem muito superior de pessoas que sofre com o incómodo provocado pelo mau-odor axilar: Bromidrose.

Ao longo dos tempos muitas foram as estratégias usadas para controlar o efeito molhado e o odor da transpiração, que se tornam em alguns casos socialmente desconfortáveis ou mesmos condicionadoras da vida daqueles que por elas são afetados.

Para além de uma rotina de higiene, desde há muito que é habitual a utilização de perfumes, cremes, anti-transpirantes ou outros preparados para mitigar esta situação.

A sudorese excessiva e o odor tornam-se desconfortáveis e condicionam a vida das pessoas. Existem vários graus de severidade para estes problemas e várias possibilidades de tratamento. Os tratamentos mais frequentes são: Injeções de Toxina, Miradry, Palmadry e Cirurgia.

×